A sustentabilidade é um dos assuntos mais importantes para a indústria. A capacidade da empresa em melhorar processos e desenvolver padrões de qualidade que contribuam para a gestão de recursos, são ativos da competitividade. E mais do que a visibilidade da marca, estas ações abrem mercados.
Nesse sentido, as empresas vêm se adequando às demandas, buscando novidades, e propondo soluções que contribuam para a sustentabilidade na produção e no consumo.
Uma cultura de sustentabilidade permite evitar diversos problemas. Conheça alguns nos tópicos abaixo.
Escassez de alimentos e de matéria-prima
Nos últimos anos, as empresas vêm enfrentando dificuldades na aquisição de insumos e matéria-prima. Não havendo ações efetivas, há um grande risco de haver escassez de alimentos, além de falta de insumos em toda a cadeia produtiva, incluindo sua embalagem final.
Fatores como a pandemia e os novos hábitos alimentares influenciaram nos rumos da indústria. A escassez de alimentos em indústrias fragilizadas, e a desestruturação da cadeia produtiva, são alguns dos efeitos das crises.
Esses são os momentos em que as inovações se mostram necessárias. As tendências nos indicam, entre outros caminhos, que há uma demanda por produtos de consumo em pequenas porções. Tendência que nos mostra a necessidade do consumo mais consciente, evitando desperdícios, e o correto descarte de alimentos.
Falta de acesso à água potável
Quando falamos em sustentabilidade, estamos nos referindo aos efeitos do nosso próprio consumo sobre os recursos naturais disponíveis. E mais do que isso, qual o efeito para as futuras gerações.
Neste sentido, não há como ignorar o papel fundamental da água potável no contexto da sustentabilidade. Com problemas como as mudanças climáticas, falta de políticas em relação ao saneamento básico, e o desperdício, a água pode ficar cada vez mais escassa. E isso afeta diretamente a nossa sobrevivência.
Algumas soluções são de longo prazo, com políticas públicas voltadas ao melhor uso e tratamento da nossa água, proteção ambiental no sentido de preservar nossas nascentes da interferência humana, e também o trabalho de conscientização da população.
Acúmulo de lixo
Segundo dados da Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - o Brasil aumentou sua produção anual de resíduos sólidos de 66 milhões de toneladas em 2010, para 79 milhões de toneladas em 2019; um crescimento de 20%.
Este cenário leva a refletir sobre a necessidade da reciclagem.
A capacidade da sociedade de reciclagem dos seus resíduos é um dos principais indicadores que a tornam, ou não, uma sociedade sustentável. Mas o que é a reciclagem?
A reciclagem consiste no processo de coleta e transformação dos resíduos sólidos, transformando seu estado físico-químico para que possam ser reutilizados, tanto como matéria-prima quanto como novo produto.
No Brasil, o material mais reciclado é o alumínio, com cerca de 55% de toda a produção advinda de alumínio reciclado. Cabe a nós estendermos a cultura da reciclagem para os demais materiais, fazendo também o descarte correto.
Ações a favor da sustentabilidade
Conheça algumas ações para colocar a sua empresa no caminho da sustentabilidade:
Gestão de recursos e resíduos na produção
Meios para eliminar a poluição decorrente dos processos
Certificações ambientais e de qualidade
Publicação de relatórios que demonstrem as estratégias na área de sustentabilidade
Fontes de energia sustentáveis
Todas essas ações geram satisfação do público, que se identifica com os valores de responsabilidade ambiental da empresa.
A Profills trabalha para oferecer soluções inovadoras para o consumidor, conectadas com a sustentabilidade. Nos orgulhamos em oferecer diversas soluções que reduzem o desperdício de alimentos e a geração de resíduos ao meio ambiente. Ainda, estamos em constante atualização para atender os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável trazidos pela ONU.