+55 41 99785-1998

E o que aprendemos na indústria


O ano de 2022 teve muitos desafios. O ano em que voltamos ao funcionamento ‘normal’ pós-pandemia. E muitas mudanças vieram para ficar, mudanças para melhor. 


Questões como eficiência na indústria e novas soluções na cadeia produtiva são apenas alguns dos pontos que ganharam protagonismo nas relações da sociedade. 


Conheça os assuntos principais deste ano que passamos, e que podem nos dar um direcionamento para os próximos anos.


Eficiência


Estamos voltando ao normal com o consumo e os trabalhos da indústria e do mercado. E o lucro, ao longo da pandemia, foi posto à prova, exigindo maior eficiência nas operações. 


O setor logístico, com os preços de fretes, não ficou de fora deste desafio, exigindo um trabalho de revisão dos impactos na produção. Para toda a indústria alimentícia, alguns efeitos são sentidos até hoje, em um mercado que segue aquecendo até os padrões normais.


Considerando os custos inerentes de operação, mostra ser ainda mais urgente a adoção de medidas no sentido de fortalecer a eficiência na indústria.


Crise energética


Como um efeito do pós-pandemia, tivemos a crescente demanda e consumo global, decorrente da retomada das atividades da sociedade.


Com as cadeias de abastecimento em pleno crescimento, vem junto a inflação em 2021, reforçada neste 2022 sobretudo aos países do G20, elevando assim os custos de produção.


E como um fator que contribui para estender a inflação global, a guerra entre Ucrânia e Rússia acabou por gerar a crise energética na Europa, impactando ainda mais a produção mundial, cada vez mais globalizada.


Ucrânia x Rússia


O grande acontecimento que tivemos neste ano de 2022 foi, sem dúvidas, a invasão da Ucrânia pela Rússia. Desde a Guerra Fria sem uma crise militar de grandes proporções, a invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro trouxe desafios diplomáticos e econômicos não apenas aos países no entorno do conflito, mas em todos os cantos do mundo.


Efeitos como um fluxo migratório que há décadas não se via, da Ucrânia para os demais países europeus, disputas de mercado em represália à Rússia, o receio de que os limites da guerra se dispersem para além do território ucraniano, e uma forte confusão na cadeia de produção e distribuição global.


Essas são algumas questões que a guerra nos trouxe, e que os líderes globais têm e terão o desafio de resolver nos próximos anos.


Recordes na crise climática em 2022


Segundo dados Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas na Europa, cerca de 15 mil mortes foram causadas pelo calor europeu extremo.


Este é apenas um dos dados que nos mostra o efeito das mudanças climáticas em 2022, um ano especialmente preocupante no acompanhamento ano a ano das mudanças no clima.


Tivemos recordes de calor na China, em países africanos, e no verão europeu. A seca, aliada aos incêndios, são consequência.


Globalização, produtos preparados para todos os mercados


Neste ano que passou, vimos a importância em fortalecermos a cadeia de produção e consumo a nível global, com a troca de produtos e expansão dos mercados. A economia global garantiu que diversos países retomassem suas economias cooperativamente.


E para se fortalecer mundialmente, mesmo atendendo a uma demanda externa menor, algumas práticas se mostraram ainda mais necessárias. Confira no próximo tópico.


Boa negociação com fornecedores e parceiros


Uma das práticas é a boa negociação entre o produtor e o comprador estrangeiro. Uma negociação vantajosa garante o lucro para ambos os lados, e fortalece laços em novos mercados.


E neste sentido, o cuidado com os contratos é fundamental para assegurar bons negócios.


As estratégias de negócios também mostraram ser uma garantia contra imprevistos (como em tempos de pandemia). Com boas estratégias, a segurança dos negócios da empresa estará garantida.


As certificações que confirmam a qualidade da nossa indústria nacional


Um dos pontos mais importantes, que mostrou ser indispensável neste ano que passou, são as certificações nacionais e internacionais de produção e qualidade.


As certificações apresentam ao mercado internacional a confiança na qualidade do produto, sua integridade e a garantia de que segue os mais altos padrões de produção.


Embalagens alinhadas com as demandas


O poder das inovações nas embalagens confirmou sua prioridade frente ao consumidor, que procura novidades que atendam suas necessidades de sustentabilidade, economia, praticidade, entre outros.


*


Como em todos os anos, 2022 foi um momento para realinhamento da indústria, e para reforçar os pontos fortes que fazem da nossa indústria nacional uma das mais importantes do mundo.


Conheça as Máquinas Profills, e como se preparar para as demandas dos consumidores para os próximos anos. Acesse agora nossa linha de Máquinas!

Vendas
comercial@profillsdobrasil.com.br
+55 41 99785-1998
Peças
comercial@profillsdobrasil.com.br
+55 41 99785-1998
Suporte e Assistência Técnica
suporte@profillsdobrasil.com.br
Compras (Fornecedores)
compras@profillsdobrasil.com.br
+55 41 9769-5013
Profills do Brasil - 22.198.308/0001-26 | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Agência Helts