+55 41 99785-1998

Tecnologias que você não deve ficar de fora


O desenvolvimento de tecnologias baseadas na inteligência artificial e seu aprimoramento constante nos trazem importantes benefícios, a cada dia, e que podem ser incorporadas aos poucos na sociedade e nas nossas empresas.


Recentemente, ouvimos falar muito sobre o ChatGPT, uma plataforma de inteligência artificial desenvolvida pela OpenAI e que chamou a atenção de todos, desde os técnicos da área até o público em geral.


Tecnologias como a do ChatGPT são fruto de anos de desenvolvimento, e tendem a tornar-se cada vez mais utilizadas em nosso dia a dia. Por isso, vale a pena voltarmos um pouco no tempo, para entendermos como chegamos a este estágio das máquinas que “pensam” como nós.


Redes neurais artificiais


Primeiro passo da inteligência artificial avançada, o debate sobre redes neurais artificiais surgiu na década de 1940, entre cientistas da Universidade de Illinois, em um esforço para associar células nervosas humanas a processos eletrônicos.


Foi em meados dos anos 1960, com o advento dos primeiros computadores, que o estudo dessa relação entre o funcionamento de neurônios, e a modelagem de sistemas elétricos, permitiu a criação de simulações de redes neurais.


Com o assunto em alta, computação e inteligência artificial eram entendidos como a mesma coisa. Pela primeira vez, utilizamos máquinas, basicamente de calcular, melhores que o cérebro humano, com maior capacidade de processamento.


Porém, o início da computação logo apresentou suas limitações, com baixa tecnologia de hardware e pouca aplicação prática.


Machine learning


Foi na década de 1980 que a pauta da inteligência artificial ganhou força novamente. Chamamos este momento da tecnologia de machine learning, até mais ou menos o ano de 2010.


Machine learning nada mais é que o aprendizado de máquina, ou seja, a tecnologia que automatiza processos analíticos para criar algoritmos, utilizando dados para o seu “aprendizado”, uma espécie de treinamento constante. 


Deep learning


E a tecnologia avançou para além do machine learning.


Hoje, chegamos ao deep learning (aprendizagem profunda), um passo a mais no aprendizado de máquina. Mais do que o simples aprendizado através de algoritmos, o deep learning permite formar redes neurais capazes de simular ações do próprio cérebro humano.


Assim, é possível treinar a tecnologia para ações mais refinadas, como classificar imagens, detectar objetos, elaborar previsões e descrever conteúdos em detalhes. Tecnologias baseadas no deep learning são alimentadas com grandes volumes de dados e dependem de um alto poder computacional.


Podemos citar como exemplos de deep learning, em nosso dia a dia, o Google Assistente, a assistente virtual Alexa, a Siri e o ChatGPT.


E quais os benefícios da inteligência artificial para a sociedade?


A inteligência artificial automatiza a aprendizagem repetitiva e a descoberta. Ao contrário da simples automação, voltada para as tarefas manuais, a inteligência artificial é voltada para as tarefas frequentes e computadorizadas, lidando com sistemas mais complexos. Vejamos alguns benefícios.



A inteligência artificial mais corriqueira, do nosso cotidiano, não é vendida individualmente. Isto é, a tecnologia em si, não é utilizada “sozinha”, mas combinada com outros tipos de produtos, como robôs na indústria, aparelhos inteligentes, celulares e dispositivos que combinam uma variedade de dados, entre outros.


A tendência é que tecnologias assim sejam inseridas ainda mais, aos poucos, em outras situações para o ambiente residencial e de segurança, por exemplo.



A inteligência artificial tem a capacidade de encontrar estruturas nos dados, tornando-a uma espécie de “classificadora”.


Ou seja, o algoritmo nessas tecnologias consegue ensinar a si mesmo uma classificação, por exemplo, os produtos divulgados online para cada tipo de consumidor. E quanto mais dados recebem, mais precisas tornam-se as suas indicações.



As novas gerações de inteligência artificial se utilizam de mais e mais dados para aprimorarem sua capacidade na leitura dos sistemas. Aliada a capacidade computacional que temos hoje, a IA torna-se cada vez mais precisa e com enorme potencial para todas as áreas da sociedade.



Por basear-se nas redes neurais para o aprendizado da máquina, a IA, hoje, conta com uma capacidade de interações antes impossível. Por exemplo, ferramentas como o ChatGPT, Google, ou as interações com a Alexa, que são baseadas em deep learning, tendem a aumentar sua precisão conforme são mais utilizadas.


Importante observar que as atividades do dia a dia que parecem básicas, a exemplo de uma simples pesquisa no Google, são apenas uma ponta do enorme potencial que a IA tem para a sociedade. E novos meios de utilização desse tipo de tecnologia surgem a todo momento.


E a sua empresa, já está preparada para as novidades da tecnologia?

Vendas
comercial@profillsdobrasil.com.br
+55 41 99785-1998
Peças
comercial@profillsdobrasil.com.br
+55 41 99785-1998
Suporte e Assistência Técnica
suporte@profillsdobrasil.com.br
Compras (Fornecedores)
compras@profillsdobrasil.com.br
+55 41 9769-5013
Profills do Brasil - 22.198.308/0001-26 | Todos os direitos reservados - Desenvolvido por Agência Helts