Cerrar

 BLOG 

Tecnologia 2021

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Falamos muito aqui no blog da importância em manter a indústria nacional sempre conectada com as tendências em tecnologia, e o impacto desta tecnologia tanto na gestão como no faturamento da empresa.

No artigo de hoje, vamos falar de assuntos do ramo da tecnologia que estão ‘em alta’ e que, cada vez mais, devem fazer parte da rotina das empresas que querem crescer e se destacar no mercado. Confira! 

Inteligência artificial

Na esteira da quarta revolução industrial, a inteligência artificial vem para revolucionar a indústria em todas as suas áreas, aprimorando a produção em massa e o modo como produzimos. A inteligência artificial promove uma grande conexão entre máquinas e seres humanos, na medida em que emprega máquinas para realizarem atividades humanas de forma autônoma. Ela oferece diversas soluções no contexto da indústria, proporcionando vantagens aos empresários. Conheça algumas características e vantagens da inteligência artificial:

  • Usuários e máquinas conectados;
  • Automatização dos processos de produção;
  • Economia de recursos e matéria-prima;
  • Robótica eficiente;
  • Eficiência energética;
  • Realidade virtual.

Robótica e automação

A robótica avançada consiste na substituição do trabalho humano por equipamentos robóticos e está intimamente ligada às inovações da indústria 4.0, trazendo mecanismos autônomos de desenvolvimento que permitem aprimorar e acelerar os processos de produção, bem como elevar o grau de qualidade dos produtos.

Armazenamento na nuvem

O armazenamento na nuvem consiste no acesso a diversos conteúdos, arquivos, pastas, em bancos de dados acessados através da internet. Atualmente, utilizamos massivamente a computação em nuvem no dia a dia, como para o armazenamento de fotos, por exemplo.

Para a utilização de serviços na nuvem dependemos de um amplo conjunto de elementos, tais como: servidores, banco de dados, softwares, sistemas operacionais, rede de internet, big data, entre outros.

A grande vantagem da “cloud computing” no ambiente empresarial é a possibilidade de acesso aos recursos (arquivos, documentos, programas) de qualquer lugar e a qualquer hora, pois estão armazenados de forma segura em servidores das grandes bigtechs, evitando, portanto, investimentos e esforço em manter uma estrutura com servidores próprios, suporte técnico, e assim por diante.

Big data

Big data é um termo que designa um conjunto de dados variáveis que chega em volume crescente e em alta velocidade. Estes dados são armazenados na nuvem e podem ser acessados a qualquer momento através da rede mundial de computadores. A empresa que sabe organizar e analisar os dados, e usar essas informações para tomar decisões estratégicas, vai sair na frente. Vale lembrar que o volume de dados armazenados é cada vez maior, assim como a sua complexidade, o que demanda uma atualização constante de softwares

Cibersegurança

A cibersegurança é um conjunto de ferramentas pensadas e voltadas para a proteção de todo o sistema de computadores, máquinas, servidores, hardware, contra todo e qualquer risco às informações armazenadas, com vistas a impedir o vazamento de dados sigilosos, senhas, quedas do sistema, entre outros.

Internet das coisas (IoT)

A internet das coisas – ou internet of things – consiste em conectar objetos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores. Ela já é uma realidade em todas as áreas da sociedade, estando presente desde os aparelhos pessoais até os grandes equipamentos da indústria. Podemos observar sua utilidade na conectividade dos aparelhos (por exemplo: conectar nosso carro ao celular para escutar música). 

Uma indústria, seja qual for o produto, depende da “IoT” para interligar setores de uma produção de forma cada vez mais veloz e eficiente. São elementos como software, sensores, atuadores e uma interface amigável que entregam uma capacidade superior à linha de produção, permitindo monitoramentos remotos, interação a distância com as máquinas, e uma eficiência inédita.

Manufatura digital

A manufatura digital é a combinação entre as ferramentas digitais, sistemas de simulação em 3D, e os processos de produção da empresa. Ela vem para trazer maior eficiência, conectividade e inteligência artificial para a linha produtiva, bem como para tornar os processos mais seguros.

Integração de sistemas

E para reunir todas as novas tecnologias que o mercado dispõe, a integração dos sistemas mostra-se fundamental nessa tarefa. Em uma indústria cada vez mais automatizada e com um fluxo de informações como jamais foi visto, a integração dos sistemas pode conectar setores da empresa, com vistas a agilizar os processos ao mesmo tempo em que reduz perdas de tempo e recursos, auxiliando também nas tomadas de decisão, por proporcionar uma visão mais abrangente da gestão do negócio, com dados e estratégias sempre a mão.

A Profills do Brasil está sempre se atualizando nas tendências da tecnologia para trazer as melhores soluções em máquinas envasadoras e outros equipamentos para os clientes. Do agronegócio ao cosmético, da linha de produção até a planta de fábricas, utilizamos a tecnologia para valorizar negócios e aumentar os lucros das empresas. Conheça nossas soluções!

Compartilhe!

Índice