Cerrar

 BLOG 

O que é Shelf Life e a influência da embalagem

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Tipos de embalagem para aumentar o tempo de vida dos produtos

Você sabe o que significa Shelf Life? Qual o tempo de vida dos seus produtos? Quais os fatores que influenciam no tempo de vida de um produto? Acompanhe nosso artigo e descubra essas e outras informações para aprimorar ainda mais o seu processo de produção.

O que é shelf life?

O shelf life (ou tempo de vida) é o prazo em que o produto permanece fresco, seguro para o consumo e com suas propriedades bem conservadas, mantendo suas características principais como o odor, textura, cor, entre outras.

Há, certamente, uma necessidade de cuidado e respeito às normas que regulamentam a fabricação e conservação de produtos, por se tratar de uma garantia de qualidade e segurança para o consumidor. A preocupação com o prazo de validade dos alimentos e bebidas têm um efeito não apenas prático, diretamente relacionado à saúde da população, mas também na imagem das empresas fabricantes de produtos. O controle de qualidade de uma empresa diz muito sobre ela.

Este cuidado, além de não colocar a saúde do consumidor em risco, reforça a preocupação da empresa com o que por ela é comercializado e, consequentemente, com a credibilidade da marca. E o público está cada vez mais atento aos detalhes sobre a procedência dos produtos que consome. Pesquisas indicam, por exemplo, que o consumidor médio se informa ainda mais acerca dos aspectos saudáveis dos alimentos, assim como da própria qualidade do que consome.

Neste cenário, os processos de produção da indústria são vistos com um olhar crítico do cliente, que espera rigor nos controles de produção e inovação para tornar o produto ainda mais seguro e prático ao dia a dia.

Há também o aspecto do impacto ambiental causado pela produção dos itens consumidos, uma questão cada vez mais observada pelos consumidores.

Percebemos, desta maneira, a preocupação do consumidor moderno em relação a aspectos como: a eficiência na produção de um produto, a economia que esta eficiência proporciona, e a durabilidade que garanta a segurança do alimento.

Quais aspectos influenciam na qualidade de um produto?

Manter a qualidade de um produto nas prateleiras dos supermercados está essencialmente ligado à maneira como este é armazenado, bem como a outros fatores que fazem parte do processo entre o manuseio da matéria-prima e a chegada à mesa do consumidor.

Neste caso, é importante que o empresário tenha conhecimento sobre as condições a que seu produto é submetido, não apenas no ambiente de produção, mas em todo o processo até o consumidor final, permitindo que sua durabilidade seja a maior e melhor possível, e que o alimento esteja bom para o consumo.

Vejamos alguns fatores que interferem no tempo de prateleira dos produtos:

  • Qualidade e procedência da matéria-prima;
  • Condições de produção: quanto maior a automatização do processo, maior a segurança do alimento;
  • Condições de armazenamento, tanto na produção, quanto no transporte e entrega ao cliente;
  • Controle de qualidade do alimento, com atenção aos microrganismos presentes;
  • Respeito às Boas Práticas de Fabricação – BPF.

Você sabia que é possível aumentar o shelf life do produto através de uma boa embalagem?

As embalagens flexíveis produzidas por um bom maquinário são uma ótima maneira de aumentar o shelf life dos seus produtos e garantir uma boa credibilidade com o público.

As embalagens pouch, por exemplo, fabricadas pelas Máquinas Profills, são uma referência em inovação que, ao mesmo tempo em que destacam o produto nas gôndolas, aumentam as vendas e garantem uma ótima maneira de armazenamento, facilidade no transporte e refletem diretamente na diminuição dos custos envolvidos.

Conheça mais algumas vantagens das embalagens pouch:

  • Permitem oferecer um menor volume de produto, aumentando a eficiência na utilização;
  • Permitem a utilização de bicos dosadores, facilitando a vida do consumidor;
  • Facilitam o armazenamento, por exigir menor espaço;
  • Contribuem para a boa imagem da marca e fidelização do cliente.

Como vimos, as boas práticas que contribuem para o adequado shelf life do produto aumentam sua credibilidade junto ao cliente, que usufrui de maior qualidade no que consome. São aspectos fundamentais ao empresário que busca uma cadeia de produção mais sólida. Conheça as Máquinas Profills e saiba o que fazer para aumentar sua qualidade e o shelf life dos seus produtos!

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice
Abrir chat