Cerrar

 BLOG 

Máscaras de Proteção Descartáveis

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

A realidade que veio para ficar

Passamos por um momento em que sentimos, mais do que nunca, a necessidade em adotar medidas extras de cuidados com a saúde, não apenas em ambiente de risco como hospitais e locais de trabalho, mas também em nosso dia a dia, no trabalho e no lazer.

As Máscaras de Proteção Descartáveis tornaram-se protagonistas neste cenário, sendo que há um vasto registro de estudos comprovando o grau de segurança das máscaras. Um dos recentes estudos realizados pela Universidade de São Paulo (USP) acerca da eficiência dos diferentes tipos de máscaras nos traz alguns dados importantes: as máscaras PFF2, N95 e cirúrgicas apresentaram uma filtragem de 90% e 98%; as máscaras TNT fabricadas em polipropileno demonstraram ter uma eficiência girando em torno de 80% a 90%. Também, foram realizados testes com as máscaras de algodão, com níveis de eficiência de 15% a 70%, mantendo uma média de 40%.

Os principais tipos de Máscaras de Proteção

Trazemos alguns tipos de máscaras mais utilizadas, todas com suas características próprias, e tendo em comum a importância no combate às doenças transmitidas pelo ar.

1. Máscara de tecido

As máscaras de tecido possuem um nível de eficácia de grande variação, a depender do material utilizado. Fáceis de produzir e reutilizar, as máscaras de tecido (algodão) contam com uma eficiência de 15% a 70%.

2. Máscara cirúrgica de três camadas

As máscaras cirúrgicas produzidas em três camadas apresentam um alto nível de eficiência e podem ser adquiridas facilmente. Em pesquisas realizadas recentemente, seu poder em conter gotículas foi de aproximadamente 100%. E claro, saber utilizá-la corretamente é o que lhe garante um bom isolamento.

3. Máscara cirúrgica

As máscaras cirúrgicas são fabricadas em não tecido e indicadas para o ambiente hospitalar, além de terem sua eficácia atestada conforme a norma ABNT NBR 15052.

4. Máscaras N95 ou PFF2

Um tipo mais específico de máscaras, as N95 e PFF2 apresentam os melhores resultados nos testes de filtragem, por isso, são as mais recomendadas para uso profissional nos ambientes hospitalares. São encontradas com alguma facilidade, mas em razão da construção muito mais robusta, também custam mais caro.

5. Máscara de polipropileno

As máscaras descartáveis confeccionadas em não tecido são muito eficientes na contenção de gotículas e, em razão do bom custo-benefício, são uma ótima opção para a prevenção de doenças como a Covid-19.

6. Bandana com duas camadas

As bandanas são itens frequentemente utilizados por alguns esportistas, por exemplo, ou como um acessório de estilo, apenas. Mas quando necessário, podem cumprir o papel de barreira física em algumas situações.

Como utilizar corretamente as Máscaras Descartáveis para proteger a sua saúde:

  • Higienize as mãos antes de colocar a máscara;
  • Coloque a máscara com cuidado, garantindo que ela cubra totalmente a boca e o nariz, e ajuste as alças para reduzir espaços entre o rosto e a máscara; 
  • Evite tocar na máscara durante o uso;
  • Após duas horas de uso ou assim que a máscara ficar úmida, troque por outra nova, limpa e seca;
  • Remova a máscara pelas alças laterais após o uso;
  • Descarte a máscara após cada uso e imediatamente após ser removida;
  • Higienize as mãos após retirar a máscara;
  • Não reutilize máscaras descartáveis.

Nós, da Profills do Brasil, nos orgulhamos em fazer parte deste esforço em tornar a vida e a saúde das pessoas ainda mais segura, oferecendo Máquinas Automáticas para a produção de Máscaras de Proteção Tripla em material não tecido (TNT).

Nossas Máquinas contam com a tecnologia de ponta que o mercado exige, e são construídas a partir de componentes nacionais e importados que garantem confiabilidade, durabilidade e velocidade de produção. Saiba como se destacar no mercado de Máscaras Descartáveis. Entre em contato com a Profills do Brasil!

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice
Abrir chat