Cerrar

 BLOG 

A valorização da Indústria Brasileira

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

E o impacto direto na vida da população

Muita gente não compreende direito a importância que há no apoio e no crescimento da indústria brasileira em nosso território nacional. O capital estrangeiro é um grande incentivo na geração de empregos e renda no Brasil, sem dúvida, mas a nossa própria indústria é quem garante a solidez da economia e permite um projeto de futuro mais seguro.

Pesquisas indicam que a grande maioria da população brasileira entende que a indústria nacional gera riqueza e deve ser incentivada, bem como a produção de conhecimento, tecnologia e inovação.

Na verdade, esse sentimento de que dependemos da inovação em diversas áreas da indústria cresce entre a população. Está mais clara a necessidade de investimentos e o efeito positivo na vida das pessoas.

Vejamos alguns dados sobre a indústria brasileira:

  • Representa 21% do PIB nacional;
  • Gera mais de 9 milhões de empregos diretos;
  • Arrecada mais de 30% dos impostos federais.

Números extremamente representativos, não é mesmo?!

Benefícios da Indústria Brasileira

Listamos aqui alguns benefícios proporcionados pelos investimentos que o país concede à indústria nacional. Vale lembrar que esses benefícios se estendem no curto, médio e longo prazo, ou seja, o esforço não se restringe à nossa geração apenas, mas às gerações futuras, seus filhos, netos e bisnetos, para que também usufruam do crescimento do setor produtivo. Vejamos:

  1. Geração de empregos

O fortalecimento da indústria nacional gera uma rápida oferta de empregos, traduzindo-se em mais renda para a população e aquecimento da economia em geral. E da mesma forma que os incentivos fiscais do Estado, a própria sociedade civil pode fazer parte do estímulo, priorizando e prestigiando os nossos produtores. 

  1. Crescimento da economia

Esta é uma regra à qualquer governo, um dever do Estado. Líderes que não investem na sua indústria, e um povo que não reconhece sua importância, estão fadados ao fracasso. Como comentamos, o aquecimento da indústria interna proporciona uma geração de empregos essencial na economia de qualquer país, na medida em que assegura renda às famílias, e estas, com um poder de compra cada vez maior, movimentam a economia.

  1. Desenvolvimento de tecnologia/inovação

Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), uma pequena parcela da indústria brasileira se utiliza das tecnologias da Indústria 4.0 (internet das coisas industrial), que refere-se – entre outros aspectos – à automatização para evolução da produção e inserção em um novo patamar de qualidade.

O investimento em tecnologia pela nossa indústria concede uma competitividade brasileira no mercado internacional, gerando valor e ainda mais tecnologia, em um ciclo virtuoso que impacta no PIB e na renda per capita.

  1. Maior qualificação à população

Um avanço tecnológico encabeçado pela própria indústria brasileira proporciona, na esteira da automatização, uma imensa variedade de novos postos de trabalho, cada vez mais qualificados.

Assim como a robótica substitui o trabalho manual, há necessidade de capacitação para o manuseio e trabalho voltados para a inteligência artificial com a operação de máquinas e sistemas.

  1. Redução das desigualdades regionais

Estamos falando em desenvolvimento nacional, mas, se pensarmos em uma escala um pouco menor, e considerando as diferenças socioeconômicas presentes nas regiões brasileiras, percebemos que a atividade industrial fortalecida eleva as condições econômicas das regiões mais carentes.

Atualmente, cerca de 75% da indústria brasileira concentra-se nas Regiões Sul e Sudeste. É preciso um forte investimento e incentivos na indústria para colocá-las em todas as regiões brasileiras.

  1. Competitividade nas exportações

Aliar todas as vantagens que a automatização da indústria nos proporciona – entre as quais podemos citar: maior produtividade, maior qualidade e direcionamento para nos tornarmos uma potência industrial e tecnológica – é uma fórmula de sucesso não apenas na economia interna, mas no mercado mundial, que pode tornar o Brasil um dos grandes destaques globais.

A Profills do Brasil é uma empresa 100% brasileira no desenvolvimento de Máquinas conectadas com a Tecnologia da Indústria 4.0, e respondemos pelo fornecimento de maquinário para a indústria em diversos estados do território nacional, além de exportarmos para vários países, pois acreditamos no avanço social, tecnológico, produtivo e competitivo do nosso país.

E sua empresa, valoriza a indústria nacional?

Compartilhe!

Índice