Cerrar

 BLOG 

Como elevar meu padrão de qualidade

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Ações efetivas para elevar a qualidade e o retorno financeiro

Falamos no artigo anterior sobre a importância da qualidade no processo produtivo e o quanto gera valor ao produto. Ainda, que o padrão de qualidade nos processos deve ser o norte do empreendedor que busca reconhecimento e expansão.

Em um cenário competitivo, a qualidade não é apenas um diferencial, mas uma obrigação, especialmente quando observamos as tecnologias disponíveis na indústria 4.0.

Um estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria apontou que pequenas empresas aumentam em até 220% sua produtividade adotando medidas simples de produção. Por exemplo, uma empresa que produz equipamentos para sistemas de segurança chegou a 185% de aumento da sua produtividade reduzindo o tempo de montagem de seus equipamentos e resolvendo problemas sobre a movimentação de funcionários.

Talvez esteja se perguntando: como, efetivamente, aumentar o padrão de qualidade?
Aqui vão 7 dicas para elevar a qualidade e o valor dos seus produtos:

Aplique Gestão na sua Produção

Em primeiro lugar, mapeie os problemas que ameaçam os processos, bem como as suas causas. Ter uma visão geral dos problemas ajuda a levantar boas soluções de aprimoramento.

Outra boa opção é levantar informações sobre os processos da concorrência, verificando o que dá certo e fazendo um remix de boas práticas. Essa análise nos fornece uma oportunidade de insights que acabam em economia para a empresa, melhoria dos processos de produção e, principalmente, qualidade dos produtos.

Organize o Ambiente

Organizar os materiais, deixando-os em locais de fácil acesso, e reformular o layout do ambiente de trabalho, se for o caso, facilita o desempenho dos colaboradores, reduzindo sua movimentação e agilizando o processo.

Escute as Sugestões dos Colaboradores

As opiniões de quem trabalha diretamente com a produção são essenciais para o aprimoramento dos processos e, consequentemente, da qualidade. Muitas vezes são apresentadas soluções baratas e simples, que trarão uma economia considerável para a empresa.

Escute as sugestões dos Clientes

Assim como as sugestões trazidas pelos colaboradores, o feedback dos clientes e demais parceiros de negócios (fornecedores, entre outros) é muito rico para identificar possíveis oportunidades de melhoria na operação. A partir destas opiniões, pode-se pensar sobre formas de melhorar a qualidade.

Cultive Boas Práticas de Fabricação

Assim como em qualquer área da indústria, para que o processo de fabricação ofereça a qualidade necessária, o respeito aos parâmetros estabelecidos na legislação e o atendimento às indicações de entidades reconhecidas internacionalmente como parâmetros de qualidade (ISO 9001, por exemplo) deve ser uma meta constante, muito clara, inclusive, para todos os colaboradores. Além do mais, manter padrões de qualidade poupa tempo e recursos.

Implemente a Tecnologia, Imediatamente

O cliente espera, cada vez mais, a inovação e o aumento da qualidade dos produtos. O nível de tecnologia empregado na indústria, hoje, diferencia a empresa promissora da empresa de baixo faturamento. A qualidade do que se produz depende da qualidade do maquinário empregado. Quer ser grande? Não economize em tecnologia, o futuro é este.

Implemente uma Política de Qualidade

E, finalmente, é importante implementar uma Política de Qualidade, a qual consiste em um conjunto de regras escritas que materializam a Cultura da empresa, com o intuito de coordenar a fabricação dos produtos. Com este instrumento, valoriza-se os processos que proporcionam a qualidade.

**

Colocamos aqui boas dicas para elevar o padrão de qualidade de sua empresa. A diferença é sentida nos resultados.

Lembre-se: a competitividade do mundo conectado nunca exigiu tanto dos processos de produção um padrão tão elevado de qualidade como se vê agora. Saia na frente.

Compartilhe!

Índice