Cerrar

 BLOG 

Automação Industrial: Quais os benefícios para a sua empresa?

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Aumente a produção e a qualidade dos seus produtos com estas dicas

A automação implementada em um processo de produção pode ser o diferencial entre a empresa que é bem reconhecida pelo público e a empresa que não gera muita confiança no cliente. E as razões para isso são variadas.

Automatizar os processos é uma grande evolução, com efeito positivo imediato e gerador de um faturamento melhor, com uma eficiência sem comparação. E as vantagens não param por aí. A automação industrial traz uma gama de benefícios que tornam a marca mais competitiva. Além de aumentar sua visibilidade no mercado.

Ao contrário do processo automatizado, a produção artesanal é um tipo de produção que limita o potencial da marca. Por algumas razões: a técnica manual aumenta a probabilidade de erro humano; diminui a velocidade da linha produtiva; demanda mais mão de obra, entre outros.

Todos esses fatores encarecem os produtos, tornando-os menos atrativos.

Benefícios da automação industrial

Vamos conhecer, então, alguns benefícios para adotarmos a automação na produção industrial.

Aumento na qualidade

Sim, a produção artesanal tem seus benefícios. Mas a produção automatizada possui vantagens ainda maiores, principalmente quando pensamos em uma linha de produção acelerada, que precisa manter um padrão nos produtos.

Vale lembrar que o público consumidor, seguindo as tendências tecnológicas de mercado, espera cada vez mais qualidade. E a capacidade para atender essa expectativa passa pelas decisões da empresa.

Quando a empresa está no ramo alimentício, os desafios são ainda maiores. Padronização, manipulação dos alimentos, atendimento à fiscalização, enfim, as exigências são variadas. Ou seja, é um dos setores que demanda ainda mais tecnologia.

Maior produtividade sobre a concorrência

Ao contrário da manipulação humana nos processos da empresa, o uso de máquinas e inteligência artificial permite uma produção quase ininterrupta, padronizada, e mais eficiente.

Produção mais barata e melhor aproveitamento dos colaboradores

O efeito mais direto na implementação da tecnologia é a redução de custos. Como isto é possível? O trabalho ininterrupto e padronizado das máquinas substitui o trabalho humano e oferece vantagens sobre o desempenho manual.

Esta utilização das tecnologias nos postos de trabalho permite alocar os profissionais em outras áreas, de forma que possam desenvolver o seu potencial, em vez de ficarem fazendo trabalhos repetitivos.

Funções que podem ser desenvolvidas pelas máquinas terão maior produtividade e alto padrão de qualidade. Ao mesmo tempo, os profissionais podem desempenhar suas atividades em postos estratégicos, que demandem atuação humanizada ou tomada de decisões.

A tendência deste reposicionamento das funções, e o que pode ser substituído pelas máquinas, existe desde a revolução industrial. Trabalhos manuais e repetitivos tendem a dar lugar a equipamentos automáticos, permitindo criar novos postos de trabalho conectados com as tendências.

Maior faturamento

A automatização dos processos permite a redução de custos e uma maior lucratividade. Automatizar, portanto, é um investimento que deve ser feito hoje para refletir em mais faturamento no futuro.

Mais segurança para os profissionais

Tendo a substituição da mão de obra humana como uma das principais qualidades da automação, um dos resultados é um ambiente de trabalho mais seguro, de menor contato físico.

Este menor esforço tende a proporcionar um ambiente de maior qualidade de vida para os colaboradores, contribuindo para a governança da empresa e o bem-estar geral.

Crescimento dos negócios

Podemos perceber que buscar tecnologia e máquinas que elevem o padrão do produto é um bom investimento. 

Toda essa vantagem de custos, aliados à maior competitividade da marca, oferecem uma oportunidade de expansão dos negócios. São caminhos que a indústria de ponta já adotou. E quem se antecipa a essas tendências, sai na frente da concorrência.

Conheça um pouco mais sobre o que a automação industrial pode fazer pela linha de produção do pequeno ao grande empresário.

Entre em contato com a Profills do Brasil!

Automação Industrial: Quais os benefícios para a sua empresa?

Compartilhe!

Índice