Cerrar

 BLOG 

Açaí: Fruto do Brasil para o Mundo

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Que o açaí é um fruto proveniente da região amazônica e constitui uma das principais fontes de alimentação da população desta região, a maioria de nós já sabe.

O que nem todos sabem é como esta frutinha roxa caiu no gosto do brasileiro, de norte à sul, e hoje é exportado para diversos países, atingindo quase todos os continentes.

O consumo do açaí no Brasil

O mais interessante dessa história de sucesso é que nós, brasileiros, produzimos mais de 80% de todo o açaí mundial, sendo o Estado do Pará o maior consumidor e produtor da fruta. Na sequência, temos São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais como grandes consumidores.

Você sabia que os Estados Unidos compram cerca de 40% de todo o açaí produzido no Pará? A lista dos importadores segue com Japão, Austrália, Alemanha, Bélgica, Cingapura, França, China, Holanda e Portugal.

O açaí que exportamos atinge quase todos os continentes. Parece muito, mas não é. Ainda que tenha um menor escoamento para a Europa e para os demais países, o comércio do açaí demonstra um enorme potencial de crescimento na demanda e no fornecimento.

Você já faz parte do grupo de exportadores de açaí?

Dicas para exportar açaí

– As boas práticas de negociação entre o produtor e o empresário estrangeiro oferecem um cenário mais vantajoso, financeiramente. Sua parceria deve render lucro, uma parceria que valorize, economicamente, as partes no negócio.

– Outra maneira de ajustar sua estratégia de negócios é verificando os contratos possíveis para a comercialização dos seus produtos, se contratos de agenciamento, de distribuição ou de franquia.

– O respeito às certificações internacionais de produção e qualidade também contribuem para alavancar, e muito, a demanda pelo açaí produzido. São certificados de alimentos e bebidas, sobretudo nos maiores países consumidores, que pautam na fiscalização a compra dos alimentos.Aposte em uma embalagem diferenciada e prática para valorizar o produto e trazer mais destaque.

Aproveitando a safra do açaí

Boas práticas valorizam, e muito, nosso açaí produzido. No entanto, o momento da safra influencia muito na qualidade final. Podemos dividir a safra do açaí em três etapas. Vejamos:

Uma das colheitas possíveis ocorre durante o primeiro trimestre do ano, época de difícil amadurecimento do fruto e momento em que o açaí está bem preto, com pontos verdes.

Um outro momento de safra ocorre quando o fruto também está bem preto mas sem a camada branca, característica da melhor época para colheita. Neste ponto, o fruto também pode ser consumido normalmente, apesar de apresentar uma qualidade um pouco inferior.

E finalmente, a melhor época. Costumam-se colher os frutos do açaizeiro no período entre agosto e novembro, quando o açaí se mostra mais maduro. Neste ponto podemos verificar no fruto uma coloração bem preta e uma camada esbranquiçada. Um ótimo momento de colheita.

O papel da tecnologia na produção

As máquinas permitem uma produção veloz e ininterrupta. Isso resulta em maior escala e faturamento. O que você levaria horas para produzir manualmente, a automação pode resolver em alguns minutos, transformando o trabalho manual repetitivo em um trabalho automático e qualificado.

Com uma maior produção, em função da automação, aliada à redução de custos, temos uma maior lucratividade. O aumento no faturamento compensa o investimento das máquinas e traz reflexos benéficos no caixa da empresa.

E como impactar o consumidor final do Açaí?

Precisamos destacar aqui as diferentes demandas pelo fruto, correto? Temos o açaí pronto para o nosso mercado nacional e para a demanda global.

É importante lembrar a excelência na qualidade exigida pelo mercado externo, tanto do produto quanto da embalagem em que será transportado.

Para isso, um fornecedor cuja embalagem esteja adequada aos padrões de qualidade internacionais é capaz de se destacar sobre a concorrência e atrair a atenção dos importadores que prezam pela qualidade.

Conte com quem pode proporcionar a melhor qualidade em envase e embalagens para o seu açaí.

Fale com a Profills!

Compartilhe!

Índice