Cerrar

 BLOG 

6 Razões para Automatizar a Produção

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima

Qualidade, Maior Produção, Redução de Custos, Lucratividade, Segurança no Trabalho e Expansão.

Esses atributos são o norte de grande parte dos empreendedores que desejam a prosperidade do seu negócio.

Prosperar quer dizer ter quantidade, sem perder a qualidade. E para isso, nada melhor que automatizar a produção e seguir crescendo!

Devo realmente investir em automação?

Sim! A automação é o primeiro passo para maior produção e redução de custos.

A produção artesanal tende a ser muito limitada e, por isso, as empresas sabem da necessidade de um bom maquinário para fazer o trabalho pesado. Automatizar é uma grande evolução no processo produtivo, com efeito positivo imediato e gerador de um faturamento melhor, com uma eficiência sem comparação.

Separamos algumas razões pelas quais você deve aderir à automação. São elas:

1. Qualidade do produto – Atenção às normas e ao cliente

A qualidade é uma das principais características da competitividade. O empresário que não preza pela qualidade está fadado ao fracasso, sobretudo com um cliente cada vez mais exigente.

A produção artesanal guarda suas boas características; no entanto, quando se busca aumentar a produção, a tendência é que tais virtudes se percam. As máquinas têm o poder de padronizar a produção e fazer mais em menos tempo.

No caso dos alimentos, a situação é ainda mais delicada. Com os órgãos de vigilância em fiscalização constante, os produtos e suas embalagens precisam estar adequados às normas e preservar a uniformidade e qualidade.

Além disso, a qualidade é uma garantia para preservar a sua marca. E você precisa cuidar bem dela para continuar no mercado.

2. Maior produção  – Pense grande

As máquinas, diferentemente dos humanos, permitem uma produção veloz e ininterrupta. Isso resulta em maior escala e faturamento. O que você levaria horas para produzir manualmente, a automação pode resolver em alguns minutos. O equipamento transforma o trabalho manual repetitivo em um trabalho automático e qualificado.

3. Redução de Custos – A máquina produz e nós supervisionamos

Considerando o trabalho automático realizado pelas máquinas, a consequência é a redução de pessoas na produção. Elas podem ser aproveitadas em outras funções importantes, como vendas e supervisão. Essa é uma tendência da indústria que observamos desde a revolução industrial: funções manuais e repetitivas sendo substituídas por equipamentos automáticos e outras novas funções criadas. Assim, caminhamos para o desenvolvimento.

Vale lembrar que o menor contato pessoal com o produto, além da economia, eleva o padrão de qualidade, conforme vimos no primeiro tópico.

+ produto – trabalho

Seja para expandir ou apenas para facilitar seu trabalho, o custo-benefício da automação se mantém sempre muito bom. Não acredita? Faça as contas você mesmo: uma Máquina Envasadora Profills, por exemplo, envasa, em média, de 600 a 2.000 unidades/hora. Quanto tempo você levaria para embalar este mesmo número de produtos de forma manual? E quanto gastaria para isso? Pois bem. Essa redução de custos nos leva ao próximo item: lucratividade.

4. Lucratividade – Maior produtividade em menor tempo + redução de custos = maior faturamento

Com uma maior produção, em função da automação, aliada à redução de custos, tem-se uma consequente lucratividade. O aumento no faturamento compensa o investimento das máquinas e traz reflexos benéficos no caixa da empresa.

5. Segurança no trabalho – Bem-estar dos funcionários

A automação possui a vantagem de substituir o trabalhador em processos produtivos mecânicos, exaustivos ou perigosos. É uma maneira de investir na qualidade de vida dos colaboradores ao retirá-los do trabalho pesado e colocá-los em funções que não exigem esforço físico. E, por via de regra, o bem-estar do colaborador e sua satisfação pessoal eleva a sua produtividade individual.

6. Expansão – Olhe para o futuro

Com todos esses grandes efeitos da automação, você, empreendedor, pode pensar na expansão do seu negócio. O custo inicial em equipamento é um investimento lucrativo e que se paga em pouco tempo. A duração da sua empresa está diretamente ligada a quanto você pretende investir nela.

Pense na satisfação dos seus clientes, automatize sua produção e aumente as suas vendas!

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice
Abrir chat