Close

 BLOG 

Tecnologia nas Empresas

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

As vantagens das empresas conectadas com as tecnologias da indústria 4.0

Quarta revolução industrial

Sua empresa já faz parte da quarta revolução? Essa evolução rápida na tecnologia é uma realidade que pode ser observada nos detalhes do dia a dia.

O alimento que compramos; o automóvel em que nos locomovemos; os aparelhos eletrônicos espalhados pelos locais de trabalho, entre outros. As opções são variadas e, em geral, são itens proporcionados graças às tecnologias da indústria 4.0. A empresa que se atualiza e mantém um processo de fabricação eficiente reduz custos e produz com maior qualidade. Logo, tem a tendência de adquirir uma boa parte do mercado.

Mas o que é a Quarta Revolução Industrial

A quarta revolução industrial pode ser entendida como um processo de fabricação em que a IA, inteligência artificial, possui um papel fundamental e muito maior do que jamais teve na indústria.

Um breve histórico

A primeira revolução industrial ocorreu no século XVIII na Inglaterra, um momento de evolução sem precedentes dos meios de produção e no surgimento das máquinas. É considerado o nascimento da indústria e causou um impacto gigantesco na economia global. Foi o início da substituição do trabalho humano por máquinas.

A segunda revolução industrial ocorreu durante a segunda metade do século XIX e início do século XX, e foi caracterizada pelo avanço das tecnologias existentes até então, com alguns elementos a mais: criação do motor a combustão; produtividade mais acelerada; incentivo às pesquisas; e uso do petróleo em escala industrial.

A terceira revolução industrial veio na metade do século passado, marcada pelo avanço científico e tecnológico, e ganhando espaço em países de todo o mundo. As áreas são variadas e com relevância cada vez maior nos dias atuais: biotecnologia, avanços na genética, robótica, a globalização, e assim por diante.

E hoje, finalmente, entramos na Quarta Revolução Industrial, um momento em que a automatização e a inteligência artificial têm um papel fundamental na produção em massa de produtos da sociedade, alterando consideravelmente o modo como vivemos e produzimos, com foco na informação e comunicação, inclusive das máquinas.

Aspectos importantes

O papel da IA na quarta revolução industrial é muito amplo, viabilizado pela qualidade de informação que a internet das coisas nos permite, assim como a conexão entre máquinas e equipamentos. Podemos observar algumas características que marcam esta revolução:

  • Número cada vez maior de usuários conectados a internet;
  • Automatização em larga escala nos processos de produção;
  • Maior produtividade e economia na indústria;
  • Inteligência artificial e robótica ganhando espaço;
  • Eficiência energética;
  • Internet das coisas (IoT);
  • Realidade virtual.

Tecnologia IHM touchscreen, para uma gestão fácil e inteligente de informações

A tecnologia IHM touchscreen é uma interface que facilita as operações no equipamento para leigos e profissionais através de comandos mais intuitivos. Eles proporcionam maior dinamismo, velocidade, eficiência na produção e manutenção reduzida.

As Máquinas Profills, por exemplo, são equipadas com sistemas inteligentes e eficientes de comando, reunidos em painéis IHM.

A automação e internet das coisas são uma vantagem competitiva

Geralmente, a produção artesanal tem uma limitação no número dos produtos que consegue entregar. O motivo é que o trabalho humano não substitui o trabalho do maquinário, quando tratamos de quantidade e velocidade. Por isso, a automatização é uma fase no processo de evolução da cadeia produtiva. Vamos ver algumas razões para o empreendedor aderir às novas tecnologias 4.0 e automatizar sua produção:

  • Padrão mais elevado de qualidade do produto;
  • Maior produção, menor esforço humano;
  • Redução de Custos;
  • Lucratividade;
  • Maior segurança aos profissionais envolvidos;
  • Expansão dos negócios.

O que percebemos é que a aderência às mudanças desta tecnologia da indústria 4.0 é uma necessidade das empresas, sobretudo empresas que pretendem adquirir uma competitividade a mais, estar no mesmo nível das grandes multinacionais e se utilizar dos benefícios dessas tecnologias.

As Máquinas Profills estão conectadas com as novas tecnologias e propõem um novo parâmetro de qualidade ao empresário. Conheça as Máquinas Profills e se destaque no mercado!

Compartilhe!

Índice