Close

 BLOG 

Sustentabilidade x Desperdício de Produto

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Dois opostos que não se atraem

Hoje, não se fala mais em negócios e produtos sem fazer referência à responsabilidade ambiental que a empresa desempenha. A atenção às questões de sustentabilidade tornou-se uma pauta comercial em todo o mundo, a ponto de o descompromisso com essa causa interferir no sucesso nas relações comerciais, e em todos os aspectos.

O consumidor moderno tem uma visão crítica sobre os esforços de quem produz, assim como os grandes players do mercado, que esperam iniciativas focadas na sustentabilidade por parte da indústria. E assim como a sustentabilidade no produto em si, em termos de processos e matéria-prima, a mesma preocupação recai sobre o desperdício do produto pelo consumidor.

Há uma tendência por embalagens cada vez mais práticas, que trazem a dose certa do produto para utilização e se apresentam como solução para o dia-a-dia das pessoas. A preocupação com a utilização da dosagem correta do produto se traduz em economia ao cliente e benefício para o meio ambiente.

A importância do desenvolvimento de uma boa embalagem

Como já comentamos aqui no blog, as embalagens desempenham um papel muito importante, tanto no primeiro contato com o cliente quanto após a compra, na sua utilização. 

Neste sentido, inicialmente, as embalagens exercem a função de vitrine, atraindo a atenção do consumidor nas prateleiras dos supermercados e têm o poder de, em alguns segundos, tornarem-se a opção entre muitas outras ali disponíveis.

Em um segundo momento, já no ambiente familiar, as embalagens carregam um papel de praticidade, tornando-se uma solução para questões como a qualidade do produto armazenado e facilidade na utilização. Mas um dos papéis mais importantes da embalagem, e muitas vezes não observado pelas indústrias, é trazer o produto na dose certa para completa utilização, de forma a não haver resíduo e posterior descarte de produto no meio ambiente.

E neste ponto, esbarramos nas embalagens monodose, ou embalagens fracionadas. E qual as oportunidades que essas embalagens oferecem?

Embalagens fracionadas, uma tendência global 

As Embalagens Monodose, Fracionadas ou Individuais são embalagens menores do que as comumente oferecidas no mercado, que fornecem uma quantidade mais calculada do produto de acordo com as necessidades do consumidor, e por um valor acessível.

Normalmente, são desenvolvidas em embalagens flexíveis, priorizando a versatilidade na rotina de quem, eventualmente, carrega o produto na bolsa ou no carro, por exemplo. Logo percebemos essa versatilidade na eficiência da utilização, pois são doses de quantidade ideal para cada momento do dia, sem exageros, sem desperdício.

Quais as vantagens das embalagens individuais?

As vantagens podem ser sentidas pelos mais diversos setores da indústria, desde alimentos até produtos químicos e cosméticos. Selecionamos aqui algumas delas:

  • Facilidade no transporte para o consumidor;
  • Economia na utilização de doses exatas;
  • Possibilidade de amostras grátis e experimentação;
  • Preços reduzidos;
  • Mais eficiente, sem desperdício dos produtos no meio ambiente;
  • Agregam valor à marca.

As embalagens individuais são uma boa opção aos empresários que procuram por inovações e se preocupam com as tendências que os diferenciam da concorrência. Enquanto no Brasil a utilização desse tipo de embalagem fracionada caminha para um consumo cada vez maior, em outros países de economia desenvolvida sua utilização já é bem difundida. São consumidores que compreenderam as vantagens e a importância do consumo consciente dos produtos.

O que verificamos por aqui é ainda a compra de grandes embalagens que exigem maior volume da matéria-prima para sua produção, sejam elas de vidro, plástico ou outros materiais. Sem perceber, boa parte da indústria ainda mantém processos e produtos com preços menos competitivos, sobretudo pela desinformação acerca das novas possibilidades de inovação.

Seu produto está de acordo com a responsabilidade ambiental esperada?

Conforme afirmamos no início deste artigo, o mercado está exigindo a oferta de produtos mais sustentáveis, o que depende de novas ideias e iniciativas do empresário.

O empresário que já percebeu a importância de reduzir o desperdício de produto e adequar a sua produção para isso vai ter os benefícios de possuir itens de alto valor agregado, marca forte e competitiva, além de conectar-se melhor com um consumidor cada vez mais exigente e consciente.

As Embalagens Flexíveis envasadas pelas Máquinas Profills proporcionam uma nova maneira de fazer negócio, de se apresentar ao público e consolidar sua empresa como uma marca que contribui para o futuro do planeta.

Sua empresa já contribui para diminuir os resíduos de produto no meio ambiente?

Compartilhe!

Índice