Close

 BLOG 

Quais são os benefícios das frutas para a saúde?

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Nossas grandes parceiras na busca por uma vida mais saudável

As frutas são grandes parceiras para quem deseja atingir uma saúde mais fortalecida. E um dos desafios que enfrentamos no dia a dia é consumir os alimentos naturais de maneira que mantenham suas qualidades nutricionais, com o mínimo de alteração.

Conheça algumas das frutas mais nutritivas para fortalecermos a nossa rotina alimentar, tanto para quem busca o corpo ideal, quanto para quem busca qualidade de vida.

Morango

A produção de morango, no Brasil, representa um importante papel na agricultura familiar e, assim, mantém-se como a maior produção do fruto na América do Sul. Segundo dados da Embrapa, alcançamos o volume de 105 mil toneladas produzidas de morango.

E apesar da grande produção, apenas no consumo interno, são mais de 90% do total produzido. Benefícios para ser um fruto tão apreciado, não faltam. Rico em vitamina C, o morango auxilia no fortalecimento do sistema imunológico, na saúde da pele, contribuindo para a produção de colágeno. Também, por apresentar um alto valor em fibras e proteínas, o morango ajuda a produzir uma sensação de saciedade.

Laranja

A laranja é a cara do Brasil. Uma das frutas mais tradicionais e consumidas, a laranja é rica em vitamina C, sendo uma grande aliada do sistema imunológico. Famosa, também, pelos seus efeitos anti-inflamatórios, esta fruta fornece bom nível de betacaroteno, fibras e um poder de combate ao colesterol ruim.

Açaí

O açaí é uma das nossas joias. Com seu importante papel no desenvolvimento socioeconômico da região Norte, o açaí é considerado uma superfruta que conquista o gosto de grande parte do mercado consumidor brasileiro, e do mundo.

Suas propriedades nutricionais são ricas, contendo alta concentração de antioxidantes e fibras. Além disso, é um forte aliado do combate ao envelhecimento precoce e ao colesterol ruim.

O Brasil entre os maiores produtores de frutas do mundo

Em 2020, o Brasil foi o terceiro maior produtor de frutas do mundo, somando um total de 58 milhões de toneladas. Um volume muito alto que corresponde a 5,4% da produção global.

Nosso país conta com um dos melhores ambientes para o plantio. Por isso, somos um dos grandes centros de produção e distribuição de alimentos do mundo.


Segundo dados da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA, a região Sudeste foi responsável pela produção de mais de 40% de toda a produção de hortaliças no Brasil, seguidas das regiões Nordeste, Sul, Norte e Centro-oeste.*

Os maiores produtores de frutas e hortaliças no Brasil

1º – Sudeste – 40,87%

2º – Nordeste – 21,58%

3º – Sul – 17,33%

4º – Norte – 14,46%

5º – Centro-oeste – 5,76%

Os três maiores produtores mundiais de frutas

1º – China – 28,1%

2º – Índia – 11,5%

3º – Brasil – 5,4%

Maneiras de manter as propriedades nutricionais das frutas

Vamos conhecer agora algumas maneiras de armazenar e consumir as frutas, sem comprometer sua qualidade, suas propriedades nutricionais, ou seu sabor. 

A utilização das frutas em forma de polpa permite armazená-las por um período mais longo, mantendo suas propriedades nutricionais, e as prepara para inúmeras formas de uso em receitas ou in natura, a exemplo de: smoothies, sorvetes e sucos a partir da polpa.

E para garantir a qualidade da fruta, do plantio até chegar à mesa do consumidor, é necessário um processo de produção de alta qualificação técnica. Tecnologia, automação e velocidade são o segredo para oferecer ao mundo as polpas e produtos à base das frutas brasileiras. 

Ofereça o melhor. Conheça a linha de Máquinas Profills e descubra as melhores opções para envasar o seu produto à base de frutas!

*Fonte: https://www.embrapa.br/en/home?p_p_state=maximized&p_p_mode=view&saveLastPath=false&_58_struts_action=%2Flogin%2Flogin&p_p_id=58&p_p_lifecycle=0&_58_redirect=%2Fdocuments%2F2343087%2F60744778%2FO%2BAGRO%2BNO%2B BRASIL%2BE%2BNO%2B MUNDO%2BU%2BS%25C3%258DNTESE%2BDO%2BPER%25C3%258DODO%2BDE%2B2000%2BA%2B2020%2F03524458-72bf-0a91-f780-8445e81bf664%3Fversion%3D1.0%26 download%3Dtrue

Compartilhe!

Índice