Close

 BLOG 

Indústria de Laticínios no Brasil

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Desafios e mudanças do mercado

A indústria de laticínios está cada vez mais voltando os olhares para otimizar a produção e cumprir com as exigências do consumidor. Este fato, somado ao melhor momento da Indústria 4.0, faz com que as fábricas invistam na adoção de novas tecnologias. Afinal, a eficiência da indústria está diretamente ligada a maquinários mais modernos e à cultura de tomar decisões com base em dados.

Aumento no consumo de laticínios

A indústria brasileira tem um bom histórico na produção de queijos e produtos lácteos, e registra aumento de consumo nos últimos meses. Dados do IBGE (em fevereiro/2021) indicam uma alta de 0,89% no consumo de queijos análogos e processados. Podemos citar também a produção de iogurtes, que indica uma grande aderência da população a opções mais saudáveis e com um impacto ambiental mais responsável.

Considerando esse forte mercado nacional dos lácteos, torna-se indispensável um cuidado ainda maior do empresário para as regras, normas, as boas práticas de fabricação, no sentido de manter uma qualidade nutricional e sanitária dos produtos.

Automatização dos processos

A automatização de todos os processos na linha produtiva da indústria de laticínios tornou-se não apenas um diferencial da grande indústria, mas uma necessidade, seja qual for o tamanho do produtor, se preza pela qualidade e competitividade.E aqui cabe a pergunta: como está o processo de produção da sua empresa do ponto de vista dos alimentos e bebidas manipulados? As propriedades nutricionais e sua conservação dependem disso, através de maquinário e embalagens que eliminem os riscos de contaminação do produto.

Para elevar o nível da sua empresa, o primeiro passo é olhar o processo produtivo como um todo, desde a manipulação do alimento (se houver) até sua conservação, adotando embalagens de qualidade em processos automatizados que eliminem riscos ao produto. 

As boas práticas adotadas contribuem para a segurança de seu produto, trazendo reconhecimento para a marca, credibilidade e qualidade. Todos estes pontos são fundamentais para o empreendedor que busca expandir seu negócio.

Vale a pena investir em equipamentos e novas tecnologias no setor de laticínios?

Sim! Há uma tendência no mercado global de alimentos e bebidas de consumidores demonstrando cada vez mais a preferência por produtos saudáveis, pautados na sustentabilidade. As bebidas lácteas vegetais são um resultado desta tendência. São bebidas, leites e iogurtes produzidos a partir de amêndoas, aveia, castanhas, grãos, cereais, arroz e coco.

E na sequência deste crescimento, é importante que a indústria atenda a demanda, sobretudo em um mercado competitivo. Aprimorar a qualidade de produto e produção são fundamentais e fazem a diferença.

Embalagens flexíveis inovadoras para os produtos lácteos

O mercado de embalagens mostrou-se conectado com as demandas da sociedade quanto à sustentabilidade e solução dos problemas do cotidiano, e, até mesmo, para a economia do consumidor. Com o mercado das bebidas lácteas não é diferente. Uma gama de novas funções, como novos formatos, bicos e dispositivos para fechar uma embalagem, foi desenvolvida, elevando as possibilidades de armazenamento e validade dos produtos.

Vale apontarmos aqui algumas vantagens que boas embalagens flexíveis entregam aos produtores de laticínios:

  • Garantem o armazenamento correto dos produtos e, portanto, mais tempo de vida na prateleira; 
  • Trata-se de uma embalagem resistente, garantindo a preservação do produto contra microrganismos; 
  • A comunicação visual é muito atraente para o consumidor, o que fortalece o posicionamento da marca; 
  • Tem facilidade de transporte e armazenamento; 
  • Apresenta praticidade no momento do consumo do produto, para vários públicos, seja qual for sua rotina.

Percebemos que a competitividade no mercado consumidor dos laticínios, o qual está em constante mudança, depende diretamente do que o empresário oferece ao cliente. E hoje o cliente espera um produto adequado, de boa qualidade nutricional e resultado de uma cadeia de produção mais responsável e eficiente. A Profills do Brasil oferece todos esses elementos ao empresário que pretende elevar seu patamar de qualidade e se destacar nas gôndolas dos supermercados. Conheça as Máquinas Envasadoras Profills!

Indústria de Laticínios no Brasil

Compartilhe!

Índice