Close

 BLOG 

A importância das Normas Regulamentadoras

E seu papel na segurança do trabalho na indústria

A rotina na indústria, quando competitiva e preparada para a produção de itens de alta qualidade, baseia-se nos melhores meios de produção e práticas. Além disso, pauta seu trabalho no respeito à Legislação e às regras específicas para o setor.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as Normas Regulamentadoras e seu importante papel para a segurança do trabalho na indústria.

Importância das Normas Regulamentadoras para a indústria

Seguir regras e as já conhecidas boas práticas da indústria são a principal maneira de se evitar acidentes. E este rigor demonstra o apreço da empresa sobre a solidez dos seus processos, seguros do início ao fim, desde a fabricação até a segurança alimentar ao consumidor.

Os altos índices de acidentes de trabalho no Brasil indicam que há muito a ser feito. Além do risco à integridade física dos colaboradores, estes acidentes mancham a reputação da marca e desafiam os processos de produção. 

Veja alguns benefícios e efeitos de seguir as Normas Regulamentadoras:

  • Aumenta a percepção de qualidade ao produto, bem como seu valor agregado
  • Demonstra o cuidado da marca com a qualidade dos seus produtos
  • Reduz os riscos de acidentes e responsabilizações
  • Aprimora os processos de fabricação, reduzindo custos e entregando maior eficiência
  • Aumenta a vida útil dos equipamentos

A seguir, conheça um pouco mais sobre as principais Normas que orientam um trabalho mais seguro na indústria brasileira.

Norma Regulamentadora 10 – NR 10

A Norma Regulamentadora 10 trata dos aspectos de trabalho dos profissionais em instalações elétricas. Esta é uma norma que baseia-se nos padrões internacionais para definir requisitos mínimos aos serviços de eletricidade no ambiente industrial.

A implementação das orientações presentes na NR 10 visa atenuar os riscos inerentes aos trabalhos elétricos. A norma aborda as diferentes etapas do trabalho na indústria, desde o projeto até a instalação de redes e equipamentos, operação e manutenção.

Segundo o Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2021, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), 691 acidentes fatais por choque elétrico foram registrados.

São acidentes que poderiam ter sido evitados se observadas as regras da legislação e presentes os certificados que comprovam o compromisso da empresa com as melhores práticas.

Norma Regulamentadora 12 – NR 12

A NR 12 traz as regras referentes à Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. 

Em complemento à Norma Regulamentadora 10, a NR 12 trata dos requisitos mínimos de segurança necessários para utilização ou manuseio de um equipamento. Etapas como o transporte, instalação, operação e manutenção.

Segundo seu texto, a Norma visa “resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos, e ainda à sua fabricação, importação, comercialização, exposição e cessão a qualquer título”.

Nós, da Profills, temos orgulho em cultivar as melhores práticas de produção e segurança. Seguindo as Normas Regulamentadoras e a legislação voltada à indústria, a Profills produz Máquinas com a qualidade que o mercado demanda. São Máquinas com toda a estrutura de segurança para a utilização, evitando assim, acidentes de trabalho e riscos no processo de trabalho.

Conheça nossas Máquinas e prepare sua linha de produção com a confiança e credibilidade Profills do Brasil!

Compartilhe!

Índice