Close

 BLOG 

Falta de recursos e matéria-prima

Como prevenir?

A questão do abastecimento de matéria-prima na indústria, para a produção de embalagens e materiais plásticos, principalmente durante a pandemia de 2020 e durante a guerra na Ucrânia, revelou ser um grande desafio em toda a cadeia produtiva e de consumo.

O que levanta uma série de questionamentos sobre o planejamento na produção, sustentabilidade e desenvolvimento de soluções em insumos plásticos.

Novidades e inovações no fornecimento de matéria-prima

Ficou evidente a necessidade de se pensar a cadeia de produção como um todo, em todos os aspectos que possam ser trabalhados para a redução dos recursos utilizados como uma prevenção à falta de matéria-prima. Ou ainda, a busca por recursos alternativos, por exemplo, com materiais reciclados.

Para as embalagens e produtos confeccionados em material plástico, há uma solução que contribua para evitar o desperdício e que responda à escassez de recursos? Sim, é possível que tornemos nossos produtos mais sustentáveis, conectados com as tendências e demandas do cliente.

Desde a revolução industrial, pudemos observar um avanço rápido das tecnologias. Um avanço que trouxe soluções tanto no desenvolvimento de novos materiais, novos polímeros, sustentáveis em sua procedência, quanto nos processos de produção, promovendo a eficiência com foco na economia de recursos.

Soluções nos materiais plásticos reciclados

E potencializando este avanço tecnológico para tornar os produtos mais econômicos a partir da sua matéria-prima, temos o plástico como um material de características vantajosas para o mercado de embalagens.

São características que permitem a reciclagem dos seus resíduos, por exemplo, tendo uma vida mais longa no ciclo industrial, e de fácil adaptação na cadeia de produção.

No entanto, é importante também que as inovações sejam acompanhadas dos bons hábitos da população, além de políticas públicas que incentivem a defesa da sustentabilidade. Para isso, algumas medidas podem ser adotadas, reforçando a importância da sustentabilidade em resposta à escassez de recursos:

  • Promover campanhas de conscientização para a separação de resíduos;
  • Fortalecimento da rede de coleta seletiva, bem como dos postos de coleta;
  • Valorização das cooperativas de catadores;
  • Incentivo e fiscalização às políticas de logística reversa nas empresas.

E as embalagens envasadas pelas Máquinas Profills estão conectadas com as novas maneiras de fazer negócio e atender ao seu público, apresentando produtos de qualidade e mais sustentáveis. Conheça nossas Máquinas para Envase e descubra o melhor modelo para o seu produto!

Compartilhe!

Índice