Close

 BLOG 

Desperdício de Alimentos

Descubra formas de evitar o desperdício de alimentos e aumentar a qualidade do produto

O desperdício de alimentos é um desafio global a ser solucionado. Segundo dados de 2021 da PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), cerca de 14% de todo o alimento produzido se perde no processo de produção. Reduzir esse desperdício de alimentos, globalmente, pode ser uma das maneiras de combater a fome mundial.

No contexto nacional, segundo dados da ONU para a Alimentação e a Agricultura, o Brasil está no grupo dos 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo. O desperdício ocorre nos diversos setores do processo de produção, com cerca de 30% do alimento produzido perdido no caminho.

Contra esses problemas, conheça algumas ações que podemos tomar para reduzirmos o desperdício de alimento na indústria.

Boa gestão de matéria-prima

Manter uma gestão eficiente de recursos é essencial para ter um processo de produção sem desperdício. Seu impacto é sentido, inclusive, no caixa da empresa. 

Em algumas áreas da produção é possível reduzir consideravelmente a matéria-prima utilizada. Por exemplo, através de embalagens econômicas, que contam com essa redução de matéria-prima na sua confecção e permitem a economia de recursos naturais.

Qualidade dos equipamentos, sem variação de dosagem

A qualidade dos equipamentos interfere diretamente no resultado final do que é oferecido. Uma maior precisão na montagem garante o envase sem variação na dosagem, reduzindo seu desperdício.

Invista nas embalagens fracionadas

As embalagens individuais, de menor dosagem, levam o cliente a consumir apenas o necessário. Ou seja, há uma redução do descarte de alimentos ou quaisquer outros produtos não utilizados.

Aumentar a frequência de visitas ao supermercado

Uma das maneiras do consumidor, em conjunto com o empresário, evitar o desperdício de alimentos é aumentar sua frequência de visitas ao supermercado. Quando a frequência é mais alta, há uma tendência de compra apenas dos produtos realmente necessários no curto prazo.

Por isso a importância em oferecermos produtos em dosagens mais reduzidas, que façam sentido para o dia a dia do consumidor.

Para oferecer novos hábitos de consumo ao consumidor, hábitos mais sustentáveis e com baixo descarte de produtos, conte com o que a tecnologia de ponta tem a oferecer em inovação e embalagens. Conheça a linha de Máquinas de Envase Profills e descubra o melhor equipamento para a sua linha de produção!

Compartilhe!

Índice