Fechar

 BLOG 

Metaverso: o que podemos esperar na indústria?

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Saiba como o Metaverso pode trazer novas soluções aos meios de produção

Metaverso: o que significa uma das palavras mais faladas nos últimos dias e que entrou na pauta do debate sobre tecnologias?

O metaverso é um ambiente virtual em 3D que simula o mundo real, com ambientes virtuais acessados através dos nossos aparelhos tecnológicos mais comuns, como celulares, computadores, óculos VR, entre outros. É um mundo em que se pode criar qualquer ambiente digital, e nele receber avatares de pessoas reais, promovendo a interação entre usuários. É semelhante à ideia do filme “Matrix”, sucesso de público em 1999.

“Você será capaz de fazer quase tudo que você possa imaginar – reunir-se com amigos e família, trabalhar, aprender, brincar, fazer compras, criar -, bem como experiências completamente novas que realmente não se encaixam na forma como pensamos sobre computadores ou telefones hoje.” – Mark Zuckerberg

Metaverso e Facebook

O conceito do metaverso está se popularizando e tornou-se tema das discussões sobre os caminhos que a tecnologia vem tomando. Muito dessa atenção deu-se pelo mais recente movimento de troca do nome da gigante Facebook, agora chamada Meta. 

O novo nome é uma clara referência ao foco da empresa para o futuro: o mundo da realidade aumentada (AR) e realidade virtual (VR). Podemos perceber facilmente essa tendência pelos projetos mais recentes da empresa, que pretende trazer ao mercado novos softwares, equipamentos e ferramentas capazes de levar a tecnologia de ponta ao público geral.

Em paralelo, temos a produção de ambientes virtuais e experiências em 3D por empresas de tecnologia mundo afora. Este é um mercado com projeção de bilhões de dólares em receita para os próximos anos.

Embora a popularização do termo “metaverso” tenha as novidades na empresa Facebook como causa, no mundo da tecnologia esta é uma área de pesquisa e desenvolvimento já bem explorada.

Empresas como a Microsoft miram seus produtos nas novidades. Para ela, o metaverso será a nova simulação de lojas, fábricas, ambientes de entretenimento e lazer. Também, a empresa Epic Games, com seu jogo de sucesso Fortnite, que já promoveu eventos e shows dentro do próprio jogo.

Essas e muitas outras empresas preparam seus produtos e serviços para oferecer, nos próximos anos, novas experiências nos ambientes simulados ao público em geral e a setores empresariais.

Metaverso na indústria e nas linhas de produção

A maioria das pessoas pode não perceber, mas a ideia de utilizar ambientes, equipamentos e avatares tridimensionais virtualmente desenvolvidos já está presente na indústria.

Mais comum na indústria pesada, a realidade aumentada permite o desenvolvimento de ambientes de trabalho virtuais, máquinas completas, equipamentos complexos, entre outros. E além de visualizarmos digitalmente tudo o que a tecnologia nos permite, é possível o acompanhamento minucioso de dados técnicos.

Gêmeo Digital de produção e Metaverso: duas conquistas para a indústria do futuro

Quando o assunto é metaverso, um termo que você precisa conhecer é o gêmeo digital.

Você já ouviu falar em “Gêmeo Digital”? Gêmeos Digitais são modelos digitais tridimensionais e idênticos a peças, produtos e equipamentos físicos. Ou seja, são uma “cópia virtual” de um objeto do mundo real replicado para um modelo de computador.

Os gêmeos digitais já vêm sendo usados na indústria para a manutenção de equipamentos, a exemplo de turbinas. Como dissemos, as possibilidades de uso dos ambientes e objetos tridimensionais no metaverso são variadas, e vão muito além dos jogos.

A aplicação da realidade aumentada na indústria

A tecnologia de Gêmeo Digital possibilita simular o funcionamento dos objetos da produção, ao mesmo tempo em que a linha completa de produção pode ser simulada em um ambiente virtual do metaverso. Tudo isso sem interferir nos equipamentos de produção do mundo real.

Essa nova forma de encarar a indústria permite que os profissionais possam realizar todos os seus trabalhos, dos mais variados, sem a necessidade de parar a produção ou a atividade do equipamento físico.

Os benefícios para a indústria

Sua empresa quer fazer parte da indústria de tecnologia de ponta? O metaverso e o gêmeo digital podem ser uma realidade para a sua produção. E nós podemos aprender e nos anteciparmos às tendências da nova revolução tecnológica.

Conheça alguns benefícios e vantagens que a tecnologia de realidade virtual traz à indústria, e que elevará para um novo patamar de qualidade, produtividade e segurança:

  • Monitoramento e análise de dados de máquinas e equipamentos, em modelos digitais
  • Maior economia nas operações da produção, pois substitui equipamentos físicos para modelos 3D 
  • Reduz riscos de acidentes de trabalho
  • Correção de falhas em equipamentos
  • Permite testar simulações para aplicar na vida real
  • Antecipa cenários, falhas, desempenho e resultados
  • Otimização da produtividade
  • Maior economia de energia

Como podemos perceber, as novas tecnologias são o futuro, não apenas dos novos hábitos dos indivíduos, mas também da indústria. E a Profills do Brasil está conectada com as tendências, buscando soluções para a produção do pequeno ao grande empresário.

Fique de olho nas tendências, acesse os conteúdos do nosso blog!

Compartilhe!

Índice