Fechar

 BLOG 

Construção e Modernização de Fábrica

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

Saiba como construir sua Planta de Fábrica e tornar-se mais competitivo no mercado

O que é o Layout de Fábrica?

Falamos em “layout” sempre que nos referimos a maneira como o espaço está organizado para adequar máquinas, equipamentos, trabalhadores e todo o processo de produção adotado, dividido em fases. E quando nos referimos especificamente ao layout de fábrica, ou layout industrial, estamos falando justamente da dinâmica envolvida neste processo, no modo como agrupamos todo o maquinário no espaço físico.

Vale ressaltar que, quando o assunto é indústria, em razão do alto volume de produção, pessoas envolvidas e operações realizadas, sua dinâmica influencia diretamente na produtividade, na segurança dos profissionais, bem como nas regras impostas pela legislação referente aos padrões de segurança no espaço de produção. Mas, principalmente, quanto à eficiência na relação entre homem/máquina.

A definição do layout no espaço físico da empresa compreende toda a sua cadeia produtiva e se conecta a diversas áreas, impactando-as positiva ou negativamente. E, neste sentido, qual será o benefício em planejar um bom layout das máquinas no seu espaço?

Qual a importância em se planejar um Layout de Produção para a Planta da Fábrica?

O layout de fábrica planejado para a empresa define os benefícios que terá em sua linha de produção, ou desvantagens e prejuízos causados pela má disposição dos espaços. 

A definição bem pensada do layout no espaço empresarial garante, em primeiro lugar, a eficiência das operações, que por consequência, reduz custos em diversas áreas: tempo de trabalho, recursos humanos, recursos com matéria prima, entre outros.

As vantagens em preparar um bom Layout de Fábrica:

  • Garante um bom fluxo de recursos na linha de produção, facilitando e agilizando o trabalho realizado;
  • Garante também a harmonia entre as unidades de produção, bem como nos setores da fábrica, tornando todo o processo mais eficiente;
  • Torna o espaço da empresa muito melhor utilizado;
  • Proporciona velocidade nas operações e agilidade no desempenho dos profissionais;
  • Melhora o ambiente de trabalho e sua produtividade, diminuindo as distâncias entre um setor e outro;
  • Torna o fluxo de trabalho mais simples e intuitivo para o profissional, reduzindo também os riscos de erro humano ou acidentes;
  • Tempo e custo de produção otimizados;
  • Velocidade na produção.

Os tipos de layout de fábrica:

Layout linear

O layout linear (ou de produto) é voltado para um processo de produção massificado, permitindo ao produto uma simples transferência de um setor para outro. Neste modelo de produção, a quantidade e o controle da sua qualidade se sobrepõe à variedade. Um bom exemplo é a linha de montagem de automóveis, em que os postos de trabalho são fixos e o produto passa de um para outro através de esteiras.

Layout funcional

No layout funcional, também conhecido como layout por processo, a linha de produção é dividida em setores, cada um com seu tipo de maquinário definido. Desta forma, o processo segue uma lógica em que as máquinas são agrupadas de acordo com sua função na fábrica. Uma das vantagens deste modelo é que a eventual falta de uma das máquinas não prejudica o processo produtivo, pois cada setor conta com seu conjunto de equipamentos voltados para os mesmos fins.

Layout celular

O layout celular é um misto entre a linha de produção linear convencional e a linha funcional. Nele, a produção divide-se em células e segue uma sequência de produção com dimensão reduzida, em que cada célula terá seu processo produtivo independente e em menor escala.

Layout posicional

Também conhecido como layout por posição fixa, o modelo posicional pressupõe que o produto a ser produzido permaneça imóvel na linha de produção de modo que os profissionais e as máquinas é que sigam de produto em produto. Muito utilizado para itens grandes demais para serem movidos em uma linha de montagem, o layout posicional é comum em setores da indústria que trabalham com grandes projetos, como na área de aviação ou de embarcações.

E qual é a melhor planta de fábrica para a minha empresa?

Essa é uma questão que dependerá do que se produz, das máquinas disponíveis para isso, da automação empregada e da orientação de técnicos que possam indicar as melhores soluções, caso a caso. Toda a avaliação dará as necessidades que seu espaço da fábrica requer para trazer resultados concretos em economia e agilidade, assim como a redução de prejuízos.

A Profills conta com uma equipe técnica preparada para avaliar sua produção e aprimorá-la, com um bom serviço de layout e de construção de planta para a fábrica.

Conte com a Profills do Brasil para elevar seu nível de produtividade, velocidade e qualidade, tornando-se ainda mais competitivo no mercado.

Compartilhe!

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Índice
Abrir chat