Fechar

 BLOG 

7 dicas para reduzir o custo de produção

Você também pode ouvir este artigo em áudio no player acima.

…e aprimorar seus processos

A melhor atitude para reduzir custos em uma empresa, seja qual for seu tamanho, é a atenção do empresário aos processos e detalhes.

A linha de produção pode, aparentemente, estar perfeita. Mas sempre pode melhorar!

Neste artigo, listamos dicas para que você possa reduzir custos em sua produção e, consequentemente, aumentar seus lucros.

Confira!

1. Tenha um diagnóstico de seu negócio

A primeira providência para saber em que terreno está pisando, é detalhar os números do seu empreendimento. Para isso, seja fiel à realidade.

Faça um levantamento sobre o fluxo de caixa, gráfico de vendas, estoque disponível, preço pago aos fornecedores, preço dos seus produtos em relação aos concorrentes, entre outros dados importantes. Os números darão uma boa visão sobre a saúde do negócio.

Analise os dados e verifique os pontos fortes e fracos que geralmente passam despercebidos. Trabalhe para melhorar os pontos fracos e divulgar os seus pontos fortes. Pode parecer óbvio, mas a maioria não faz isso.

2. Saiba o que está acontecendo no mercado

Monitorar o mercado é essencial para se adiantar sobre as tendências do seu ramo de atuação. O bom empresário conhece seu oponente e consegue, sobre ele, estabelecer vantagens cruciais, vantagens estas que reduzem custos e que refletem na saúde financeira da empresa.

3. ISO 9001 como parâmetro (lição dos gigantes da indústria)

O tamanho de sua empresa não define a forma de estruturá-la e organizá-la. Pequenas ou médias empresas podem ter a mesma excelência de grandes players do mercado. Uma das melhores maneiras de atingir e manter padrões ótimos de organização e estruturação é observar a norma ISO 9001.

Siga a trilha de empresas já consolidadas e implemente uma gestão capaz de resolver rapidamente os erros nos processos, deixando sua produção mais eficiente.

4. Utilize a tecnologia a seu favor

Não há evolução sem inovação.
Investir em equipamentos de automação irá te gerar maior produção, mais qualidade e redução de custos. Isso ocorre porque as máquinas trabalham de forma mais veloz, sem interrupções e diminuem os erros.

Importante implementar indicadores sobre o processo de produção que proporcionem controle sobre os resultados e as falhas. Esses indicadores possibilitam tomar medidas rápidas para resolução de problemas.

5. Planejamento para o espaço físico

Este é um ponto muito importante para a otimização dos processos. Não planejar corretamente o espaço físico é um erro cometido por muitos empresários.

O layout de um espaço físico bem planejado, seja na pequena, média ou grande empresa, traz resultados relevantes na dinâmica e no desempenho produtivo. 

Uma linha de produção coerente, um estoque bem organizado e endereçado, uma logística precisa de materiais, fazem com que seus processos sejam mais rápidos e, consequentemente, menos custosos.

6. Aposte no trabalho da equipe

Outra prática que contribui para a redução nos custos é o treinamento e motivação da equipe.

Uma equipe bem qualificada e motivada, independentemente do tamanho, pode sustentar sua empresa.

Busque maneiras de estimular o engajamento e, não menos importante, de escutar sua equipe. Ninguém melhor para opinar sobre os processos do que os próprios colaboradores que colocam a mão na massa.

Além do engajamento, a qualificação assegura a boa execução do trabalho para não comprometer a qualidade dos serviços. Por isso, treinamentos periódicos são extremamente necessários.

Lembre-se, ainda, que o bom desenvolvimento da equipe depende tanto da liderança do gestor quanto dos objetivos estabelecidos. Para uma equipe sem gestão e sem metas claras, qualquer resultado serve.

7. Negocie com fornecedores

Existe uma frase que todo empresário deveria saber: o lucro está na compra, não na venda.
Para reduzir seus custos, portanto, você precisa ter bons fornecedores e estabelecer uma parceria ganha-ganha, fazendo com que ele te dê preferência de compra e os melhores preços.

**

Estas foram as 7 dicas para reduzir os custos e melhorar os seus processos.
Comece a aplicá-las agora mesmo!

Compartilhe!

Índice