Relação e Prevenção
A proteção dos alimentos na produção tornou-se um dos parâmetros mais importantes da indústria mundial, que colocou como principal objetivo anular o efeito de organismos que possam comprometer as propriedades e a qualidade desses alimentos para o consumo.
Para iniciar este assunto, vamos entender o que são esses micro-organismos, para então compreendermos de que maneira eles se encaixam na história da nossa produção de alimentos.
Conhecendo os micro-organismos
Os micro-organismos são todos aqueles organismos formados por apenas uma célula, e que podem ter uma natureza totalmente diferente entre um e outro. Com dimensões muito reduzidas, esses pequenos seres não são visíveis a olho nu, necessitando de um microscópio para sua observação.
Há uma área da biologia específica para eles, chamada microbiologia, que os divide nas seguintes categorias:
vírus;
bactérias;
fungos;
protozoários.
E como estamos falando de micro-organismos e proteção do alimento, vale lembrar que há uma área de estudo na microbiologia voltada para o papel que desempenham na industrialização dos alimentos, chamada Microbiologia de Alimentos.
Vamos falar um pouco sobre essa combinação produtiva entre os alimentos e a função dos micro-organismos.
A Microbiologia de Alimentos
Conforme mencionamos, a área chamada microbiologia de alimentos se encarrega de estudar o papel dos micro-organismos no contexto dos alimentos, relacionando-os ao processamento dos produtos, à sua vida útil, ao desenvolvimento de novos produtos a partir de organismos unicelulares, e também às variações possíveis das propriedades sensoriais de cada alimento.
Podemos dividir os micro-organismos em três categorias segundo o seu papel nas alterações do alimento:
Micro-organismos que alteram a química do alimento, portanto, prejudiciais, pois promovem sua deterioração microbiana.
Micro-organismos patogênicos, ou seja, organismos que causam doenças, presentes no alimento. Oferecendo risco à saúde, esta categoria indica precariedade de higiene, conservação ou distribuição feitos de forma incorreta.
E finalmente os micro-organismos benéficos à produção do alimento, que o transformam em novos produtos a partir da fermentação.
São estes alguns dos alimentos que consumimos diariamente e que requerem a atuação dos micro-organismos benéficos à produção e à nossa saúde:
Queijos;
Bebidas lácteas fermentadas;
Conservas;
Vinhos;
Cerveja, entre outros.
Devemos lembrar aqui que, apesar do papel fundamental dos micro-organismos em uma produção controlada, a excelência na qualidade do produto, o cuidado do seu armazenamento na embalagem e sua distribuição adequada são aspectos exigidos pelo mercado e pelas regras sanitárias.
As embalagens na preservação e na comunicação com o cliente
Nos últimos anos, as embalagens apresentaram uma grande evolução em termos de funcionalidade, trazendo da indústria de tecnologia alguns atributos que hoje fazem a diferença para qualquer produtor.
Temos muito clara a importância da embalagem na preservação dos alimentos, não apenas contra micro-organismos nocivos à sua qualidade, mas também para aspectos como o correto armazenamento dos produtos, sua comunicação com o cliente, o transporte, os custos envolvidos na produção e, principalmente, a praticidade que o consumidor desfruta.
E as embalagens flexíveis desempenham um papel fundamental na preservação das características de cada alimento.
Vantagens para o consumidor:
Menor volume e peso no manuseio;
Ocupa menos espaço para armazenar;
Por utilizar menos matéria-prima, produz menos lixo depois do consumo;
Praticidade.
Vantagens para quem produz:
Economia de matéria-prima e energia;
Destaque nas prateleiras do varejo;
Mantém o produto bem conservado, livre de micro-organismos;
Maior variedade de personalização;
Contribui para a credibilidade da marca, sugerindo segurança e confiança.
Portanto, um alimento cuja embalagem esteja adequada aos padrões de qualidade internacionais é capaz de se projetar no mercado, ganhando visibilidade e se destacando sobre a concorrência.
Qualidade, sempre, em primeiro lugar!
Conte com as Máquinas de Envase Profills.