Como evitar a contaminação cruzada e aumentar a qualidade dos produtos envasados
É comum que os empresários busquem meios de se destacar no mercado. Um destes meios é aumentar a qualidade do produto que oferecem, protegendo-o de qualquer tipo de contaminação, de forma a obter um reconhecimento do público sobre seus altos padrões de qualidade.
A primeira medida para se conquistar este reconhecimento é garantir um bom processo de produção, qualificado e automatizado. E como começar este processo de automatização? Inicialmente, é importante compreendermos algumas questões sobre a durabilidade dos alimentos e bebidas produzidos, bem como as formas de contaminação.
O que é contaminação cruzada?
Imagine a seguinte situação: você vai preparar uma refeição na cozinha e precisa colocar o alimento em contato com os utensílios (facas, pratos, talheres, panelas). Ocorre que, ao usar o mesmo utensílio em dois alimentos distintos, você pode transferir microrganismos eventualmente presentes em algum dos alimentos para o outro. Esta é a contaminação cruzada, uma transferência de microrganismos potencialmente perigosos ao consumidor, de um alimento para outro.
Segundo o Ministério da Saúde, alimentos crus de origem animal, como carnes e ovos, frutas, verduras e legumes contaminados são responsáveis por mais de 34% dos surtos de contaminação alimentar no Brasil, um dado grave gerado pela contaminação cruzada.
A contaminação cruzada na indústria
A indústria pode oferecer riscos de contaminação alimentar ao consumidor nos casos em que despreza os rigores do processo produtivo que garantem a boa qualidade do que é produzido.
Logo, é necessário o cuidado tanto do pequeno produtor que trabalha com um processo de produção menos automatizado, como também do grande empresário que dispõe de uma linha produtiva mais consistente. Vale lembrar que a inovação está em constante aprimoramento, reduzindo mais e mais quaisquer riscos.
Os diferentes tipos de contaminantes e contaminações
Contaminante físico: são elementos visíveis, como fragmentos de objetos, plásticos, insetos, cabelo, entre outros.
Contaminante químico: são os elementos químicos como medicamentos, substâncias tóxicas, agrotóxicos, substâncias que não fazem parte do processo.
Contaminante biológico: são os microrganismos, a exemplo de bactérias, vírus, parasitas, fungos, entre outros.
Contaminante cruzada: ocorre quando o alimento in natura entra em contato com os alimentos industrializados e prontos para consumo.
Contaminante cruzada indireta: possível no ambiente industrial, pode ocorrer no contato humano com o alimento produzido, ou no contato com equipamentos e maquinários não qualificados para a produção.
Principais causas e consequências da contaminação alimentar
Como vimos, os microrganismos responsáveis pela contaminação alimentar podem ser transportados de um alimento a outro, ou de um equipamento a outro, no caso das fábricas. O resultado são doenças geralmente infecciosas ou tóxicas, que vão impactar diretamente no aspecto da saúde pública. Em tempos de pandemia e maior atenção aos cuidados com a higiene e os alimentos, torna-se ainda mais fundamental prestar atenção ao processo de produção para inibir a contaminação.
Vejamos alguns dos principais patógenos no ambiente de contaminação alimentar:
Bactérias como Salmonella, Campylobacter, Escherichia coli Enterohemorrágica, Listeria e Vibrio cholerae;
Vírus;
Parasitas;
Príons;
Poluentes orgânicos.
Em grande escala, o descuido com as condições de produção pode causar problemas importantes que, muitas vezes, acabam por se tornar um problema de saúde pública. As consequências podem ser traduzidas por envenenamentos agudos e doenças de longo prazo, causando sérios danos à população e à empresa responsável pelo alimento.
Como evitar contaminações no processo produtivo
A automatização dos processos de produção é o primeiro passo na busca por uma boa fabricação livre da contaminação, muitas vezes causada por contato humano. Automatizar é uma grande evolução no processo produtivo, com efeito positivo imediato e gerador de um faturamento melhor, com uma eficiência sem comparação.
Quer manter seu produto protegido e com embalagens inovadoras?
Conte com as Máquinas Envasadoras Profills!